quinta-feira, 11 de julho de 2013

Sistema Renal

Fluxo sanguíneo que chega ao rim: Rim recebe aproximadamente 2 litros por minuto (2880 litros/dia).

Estrutura renal: Néfron

Função do glomérulo: filtração glomerular. Filtração é regulada pela pressão glomerular (relação entre fluxo e resistência) Filtrado glomerular é de aproximadamente 180 litros por dia.  Esse filtrado percorre o sistema até chegar ao tubo coletor que jogará esse filtrado na bexiga que será excretado pela uretra. Dos 180 litros de filtrado apenas 2 viram urina, 178 litros são reabsorvidos.
Reabsorção é regulada de duas formas: ADH e Sistema Renina-Angiotensina-Aldosterona.
ADH: A osmolaridade do filtrado ativa hipotálamo a produzir ADH que é secretado pela neurohipófise e regula exocitose  de aquaporinas no néfron (canais de passagem de água) possibilitando a reabsorção de água.
Sistema Renina- Angiotensina - Aldosterona: Renina é uma enzima proteolítica que é produzida nas células justaglomerulares (próximas ao glomérulo). Essas células são sensíveis a fluxo que chega ao glomérulo: quando há queda desse fluxo, ocorre produção de renina que atuará sobre uma enzima inativa chama angiotensinogênio.  Renina quebra angiotensinogênio em angiotensina 1 que depois é convertida em angiotensinogênio 2  pela atividade da enzima ECA (enzima conversora de angiotensina) a Cininase 2.
A angiotensina 2 produz vasoconstrição da arteríola eferente e uma vasodilatação da arteríola aferente possibilitando que mesmo com fluxo sanguíneo baixo o sistema continue funcionando, aumentando pressão  no glomérulo. Angiotensina também age sobre a glândula  suprarenal, estimulando liberação de aldosterona (hormônio corticoide) que estimula aumento da reabsorção de sódio e de água. Filtrado glomerular mais concentrado! 

Sistema Renal e Exercício
Até 50% do VO2 máximo, não há significativas mudanças no fluxo sanguíneo renal, no filtrado glomerular e na urina. A partir daí, fluxo sanguíneo cai e continua caindo após o encerramento do exercício e durante a fase de recuperação ele aumenta e fica acima dos valores de repouso (esse valor pode chegar a  ser 30% maior que nos valores de repouso).  A filtração glomerular também cai a partir de cargas de trabalho maiores, mas cai mais lentamente do que o fluxo, pois nesse período há ativação do sistema renina-angiotensina-aldosterona pelas células justaglomerulares que detectaram a queda do fluxo.  A produção de urina diminui em resposta da diminuição do filtrado, porém, cai mais intensamente do que as outras variáveis pois acontece a ativação do ADH durante exercício já que o corpo está em sudorese e há a ativação do sistema renina-angiotensina-aldosterona. O gráfico abaixo, ilustra a resposta da renina ao exercício.
O exame qualitativo de urina busca os níveis de albumina, proteínas e hemácias na urina. Os picos de fluxo e filtração podem resultar em Pseudo Nefrite Atlética, que ocorre de 4 a 6 horas depois do exercício, pois o néfron nesse ponto está filtrando substâncias que normalmente ele não filtraria.  Mas isso, é absolutamente normal, não caracteriza uma nefrite verdadeira.

Sudorese: estimulada pela temperatura corporal e por resposta adrenérgica.  Glândulas sudoríparas são irrigadas  por vasos. A Glândula tira água desse vaso e joga para a superfície em forma de suor, que dependendo da umidade relativa do ar, vai evaporar. Quanto mais baixa a umidade relativa do ar maior a evaporação.  Esse sistema é um importante regulador da temperatura corporal.
Taxa de produção de suor em relação ao exercício: quanto mais intenso e mais duradouro maior a taxa de produção de suor.
Taxa de produção de suor em relação a idade: glândula sudoríparas necessitam de maturação, e o pico de maturação ocorre durante a puberdade. 

Transferência de calor:  crianças tem maior superfície corporal relativa em relação aos adultos, e isso possibilita uma maior troca de calor com o meio por irradiação.
Exercícios na água: aumentam velocidade de troca de calor, pois água tem alto calor específico.  Crianças perdem muito mais calor na água do que adultos.
Resposta do organismo frente ao calor:
Sudorese, vasodilatação (tempo quente)  e vasoconstrição (no frio), tremores e pilo ereção.
INTERMAÇÃO – esportes com muitos equipamentos podem prejudicar transferência de calor, pois a umidade se eleva muito e o suor não consegue evaporar.  Causa vasoconstrição, pilo ereção e tremores. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário